BRITES, Luciana Mota Dias (2021)
Efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças de educação infantil no ambiente escolar
São Paulo, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças de educação infantil no ambiente escolar.
Nome do Orientador: Alessandra Gotuzo Seabra
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Brasil, nas avaliações do PISA que ocorreram de 2000 a 2018, apareceu em um dos piores lugares no ranking de leitura. Dentre vários fatores que contribuem para o resultado, destaca-se o fato de que as evidências científicas têm sido pouco utilizadas para o ensino de leitura no país. Nesse sentido, em articulação com a Política Nacional de Alfabetização, implementada em 2019, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças pré-escolares, no ambiente escolar, para investigar a possibilidade de aprimoramento da consciência fonológica. Esta pesquisa teve quatro etapas: a) escolha de um programa de consciência fonológica, b) avaliação dos alunos, c) implementação pelos professores em sala de aula e d) reavaliação imediata. A escolha do programa de intervenção foi feita com base na constatação, em diversas pesquisas, de que a consciência fonológica é um preditor de melhora nas habilidades de leitura e escrita, além de ser um facilitador do processo de alfabetização. Foi escolhido um programa recente, desenvolvido pela mesma grupo de investigação como a presente dissertação. Foram avaliadas 68 crianças do último ano da pré-escola. Para avaliar o desempenho dos alunos que participaram desta pesquisa, foram utilizados os seguintes testes: Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização (THCP) e a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO), na primeira e segunda avaliações. As crianças foram divididas em dois grupos: experimental (n = 38) e controle (n = 28). O grupo experimental recebeu as atividades em sala de aula oferecidas pelas professoras, trabalhando as habilidades de consciência fonológica, enquanto o grupo controle manteve as atividades escolares normalmente. Todas as etapas aconteceram na escola, durante o período de aula, com a autorização da direção, da professora e dos pais das crianças. Foram realizadas análises para comparar os desempenhos dos grupos nas tarefas, para medir em que medida a estimulação da consciência fonológica pode melhorar o desempenho em tarefas de consciência fonológica. Em conclusão, no que diz respeito às habilidades com rima, onset e fonemas, não houve diferença nos testes após a aplicação do programa de estimulação, porém, no que diz respeito às habilidades silábicas, observou-se impacto positivo. A pesquisa demonstrou que o programa de estimulação pode ser implementado pelos professores e que demonstrou efeitos no grupo experimental.