BRITES, Luciana Mota Dias (2021)
Efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças de educação infantil no ambiente escolar
Efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças de educação infantil no ambiente escolar.
São Paulo, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Nome do Orientador: Alessandra Gotuzo Seabra
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Brasil, nas avaliações do PISA que ocorreram de 2000 a 2018, apareceu em um dos piores lugares no ranking de leitura. Dentre vários fatores que contribuem para o resultado, destaca-se o fato de que as evidências científicas têm sido pouco utilizadas para o ensino de leitura no país. Nesse sentido, em articulação com a Política Nacional de Alfabetização, implementada em 2019, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de estimulação da consciência fonológica em crianças pré-escolares, no ambiente escolar, para investigar a possibilidade de aprimoramento da consciência fonológica. Esta pesquisa teve quatro etapas: a) escolha de um programa de consciência fonológica, b) avaliação dos alunos, c) implementação pelos professores em sala de aula e d) reavaliação imediata. A escolha do programa de intervenção foi feita com base na constatação, em diversas pesquisas, de que a consciência fonológica é um preditor de melhora nas habilidades de leitura e escrita, além de ser um facilitador do processo de alfabetização. Foi escolhido um programa recente, desenvolvido pela mesma grupo de investigação como a presente dissertação. Foram avaliadas 68 crianças do último ano da pré-escola. Para avaliar o desempenho dos alunos que participaram desta pesquisa, foram utilizados os seguintes testes: Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização (THCP) e a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO), na primeira e segunda avaliações. As crianças foram divididas em dois grupos: experimental (n = 38) e controle (n = 28). O grupo experimental recebeu as atividades em sala de aula oferecidas pelas professoras, trabalhando as habilidades de consciência fonológica, enquanto o grupo controle manteve as atividades escolares normalmente. Todas as etapas aconteceram na escola, durante o período de aula, com a autorização da direção, da professora e dos pais das crianças. Foram realizadas análises para comparar os desempenhos dos grupos nas tarefas, para medir em que medida a estimulação da consciência fonológica pode melhorar o desempenho em tarefas de consciência fonológica. Em conclusão, no que diz respeito às habilidades com rima, onset e fonemas, não houve diferença nos testes após a aplicação do programa de estimulação, porém, no que diz respeito às habilidades silábicas, observou-se impacto positivo. A pesquisa demonstrou que o programa de estimulação pode ser implementado pelos professores e que demonstrou efeitos no grupo experimental.