SANTOS, Vânia Bertolot Oliveira dos (2021)
A alfabetização de alunos com baixa visão nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta didática com o uso de jogos educativos digitais
A alfabetização de alunos com baixa visão nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta didática com o uso de jogos educativos digitais.
Rio de Janeiro, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Programa de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação)
Centro Universitário Carioca.
Nome do Orientador: Paulo Victor Rodrigues de Carvalho
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A alfabetização de pessoas com baixa visão é um desafio devido às especificidades da condição visual de cada indivíduo. Portanto, o presente estudo propôs-se a investigar como as tecnologias digitais podem contribuir para tal processo. E, no contexto de uma escola pública, situada no município de Duque de Caxias, a pesquisa de natureza qualitativa, delineou-se nos moldes da pesquisa-ação e percorreu três caminhos: um relatório de análise do contexto, formulado a partir- da avaliação da visão funcional e da aprendizagem da pessoa com baixa visão, da análise documental da vida escolar e da saúde dessa aluna e uma entrevista com a responsável dela; uma tabela de análise de jogos digitais com relação à demanda do públicoalvo; uma proposta de sequência didática envolvendo jogos digitais que possam contribuir para a alfabetização de tal público. Por fim, com a avaliação da aprendizagem da aluna após a aplicação do produto, observou-se que houve um avanço no desenvolvimento dela quanto à leitura e escrita e, com a avaliação da sequência didática, observou-se a necessidade de reformulação de poucos itens, pois a proposta teve um desfecho bem positivo. O produto proposto foi inserido, portanto, nos anexos da pesquisa.