CARLOS, Thaís Rodrigues (2021)
Professora alfabetizadora e crianças em processo de (cri)ação literária: voos em (trans)formação
Mato Grosso, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Professora alfabetizadora e crianças em processo de (cri)ação literária: voos em (trans)formação.
Nome do Orientador: Bárbara Cortella Pereira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação de mestrado vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá (PPGE-UFMT) e à linha de pesquisa “Culturas Escolares e Linguagens”. Têm-se como objetivo a compreensão das práticas de leitura e escrita literária mediante a perspectiva discursiva de alfabetização e da Teoria Histórico-Cultural. Considera-se a linguagem como discursiva um pressuposto de Smolka (1993, 2012), utiliza-se a perspectiva teórica do filósofo Bakhtin (2011) que discorre sobre o dialogismo e os enunciados e os postulados de Vygotsky (2007) sobre o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da criança. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utiliza-se a observação participante (BECKER, 1993) e a pesquisa colaborativa entre pesquisadora, crianças e crianças-crianças (IBIAPINA, 2016; BANDEIRA, 2016; HORIKAWA, 2008). A produção de dados se deu por meio da revisão teórica de textos sobre o tema, a análise de narrativas das crianças e da alfabetizadora, registros audiovisuais de episódios de atividades pedagógicas, transcrição e material documental. Neste estudo procura-se responder: Quais são as práticas docentes de leitura literária e escrita literária em uma sala de aula on-line do ciclo de alfabetização que contribuem para a alfabetização; como a Teoria Histórico-Cultural e a perspectiva discursiva contribuem para a produção de sentidos das crianças e da professora/pesquisadora durante as interações em uma sala de aula on-line e quais aspectos teórico-metodológicos possibilitam o processo de (re)elaboração, imaginação e criação na infância. Deste modo, têm-se como categorias de análise a leitura e a escrita literária de uma turma do ciclo de alfabetização que acompanhou de 2019 a 2021 e a constituição docente de uma professora alfabetizadora iniciante. Constatou-se a importância de que as atividades nas aulas remotas trabalhem a produção de sentidos por meio da arte e literatura, possibilitando à crianças-alunos e professora se apropriarem dos sentidos da leitura e escrita. Também que a literatura infantil e os livros literários produzidos pelas crianças mostram que elas produzem cultura e arte, assim como, (re)criam e criam formas de expressão fundamentais para os processos de uma alfabetização discursiva. Constatou-se ainda a literatura infantil e a arte como fundamentais para o desenvolvimento e para a constituição estética e ética das crianças alunos e professores, pois os processos de voo acontecem mediante o direito e o acesso a estes importantes instrumentos culturais. Pensamos que a leitura literária e o trabalho com a educação estética possibilita que a imaginação e a (re)criação ganhem asas para que as crianças explorem caminhos (des)conhecidos, também defendemos que a literatura infantil de qualidade estética possibilita que os processos de ensino-aprendizagem contribua para o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas.