SCHNEIDER, Mariza (2021)
Uso dos resultados de avaliação externa em escolas públicas de Sabará/MG
Uso dos resultados de avaliação externa em escolas públicas de Sabará/MG.
Minas Gerais, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Gladys Rocha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho, que integra uma pesquisa mais ampla denominada "Estilos e modos de organização do ensino”, visa compreender como escolas públicas de uma rede municipal de ensino utilizam os resultados de avaliação externa. Apesar de a discussão em torno da avaliação externa ainda esteja pouco presente nos cursos de Pedagogia, o debate sobre esse instrumento como estratégia para obtenção de informações sobre o aprendizado dos alunos tem sido ampliado. Orienta nossa discussão o entendimento de que, embora muitas vezes os resultados dessa avaliação possam ser usados como políticas de responsabilização da escola, eles podem ser apropriados, também, a serviço do ensino. Na investigação, realizamos um estudo de caso junto a duas escolas do município de Sabará/MG, com índices de desempenho altos e com níveis de rendimento socioeconômico distintos. A identificação dessas escolas se deu a partir da análise de resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa), na área de Língua Portuguesa, no período de 2015 a 2018, de todas as escolas da Rede de Sabará. Para tal, os dados de cada escola foram comparados entre si, observando-se, inicialmente, os índices de proficiência das escolas e a presença de certa estabilidade nos desempenhos ao longo do tempo. A opção por essa variável ancorou-se na hipótese de que a existência de regularidade e/ou progressão nos desempenhos estudantis em pelo menos três edições da avaliação indiciaria a presença, naquele contexto, de discussões e/ou de práticas mais recorrentes de usos de resultados de avaliações externas. Ao lado disso, procuramos articular os resultados aos indicadores de nível socioeconômico. O trabalho empírico envolveu a realização de visitas, observações diretas e entrevistas de 16 atores escolares, a saber, as diretoras, as especialistas de educação básica e as professoras do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de obter uma caracterização mais fidedigna da Rede Municipal e verificar nossa hipótese acerca do uso de resultados de avaliações, aplicamos, ainda, um questionário on-line junto a gestores escolares das 27 escolas da rede de ensino que ofertam o primeiro segmento do Ensino Fundamental. Embora as escolas estejam situadas em contextos bastantes distintos e com público com perfis socioeconômicos também diferenciados, em ambas as escolas se verifica um trabalho pedagógico comprometido com o aprendizado dos alunos, com análises dos resultados de avaliações inicialmente, no âmbito da gestão e, em seguida, no âmbito pedagógico, com vistas às intervenções junto aos estudantes. Ao lado disso, verificou-se que algumas docentes demonstram ter certo desconhecimento acerca da metodologia adotada pelas avaliações. Por fim, a partir de dados obtidos em questão aberta do questionário e nas entrevistas, elaborou-se um produto educacional denominado um livreto e-book com Ideias-chave sobre avaliação externa, que discute aspectos relativos à avaliação no contexto do ensino e da escola.