SILVA, Eliane Damasceno da (2021)
O Programa Mais Alfabetização na Visão de Professoras Alfabetizadoras de Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-Ms
O Programa Mais Alfabetização na Visão de Professoras Alfabetizadoras de Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-Ms.
Mato Grosso do Sul, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Nome do Orientador: Patricia Maria Vanzella
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação está inserida na linha de Pesquisa “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), área de Concentração em Educação Social. O conteúdo parte do pressuposto de que a apropriação da leitura e da escrita é essencial na sociedade contemporânea e influencia a vida cotidiana das pessoas, sendo necessário garantir o processo alfabetizador da criança e também a formação dos(as) professores(as) que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como problema a descontinuidade nas políticas de formação de alfabetizadores, e, como objeto de estudo, o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), para obter as respostas de tais questionamentos: como o PMALFA foi desenvolvido na Rede Municipal de ensino de Corumbá? Quantas escolas foram contempladas? Qual a avaliação dos(as) professores(as) envolvidos(as) com relação ao desenvolvimento do Programa na escola? Para responder tais questões, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender a visão de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de ensino de Corumbá-MS sobre o PMALFA, desenvolvido em 2018 e 2019 em sua escola. Como objetivos específicos o que segue: a) Levantar o histórico do PMALFA, do cenário nacional ao local (Corumbá); b) Mapear o número de escolas, de professores alfabetizadores e assistentes que aderiram e atuaram no PMALFA nos anos de 2018 e 2019 na Rede Municipal de ensino de Corumbá- MS; c) Refletir sobre a visão das professoras quanto ao desenvolvimento cotidiano do Programa bem como os seus efeitos em uma das escolas atendidas. Com abordagem qualitativa quanto à natureza do estudo, exploratória e descritiva, em relação aos objetivos, a investigação também configura-se como estudo de caso, com a triangulação das seguintes fontes e instrumentos: (i) Documentos norteadores do PMALFA para análise do Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento e da Portaria que institui o PMALFA; (ii) Dados da Secretaria Municipal de ensino de Educação de Corumbá (Semed-Corumbá) por meio de questionário respondido pela técnica responsável pelo e (iii) depoimentos de cinco professoras alfabetizadoras a partir da realização de entrevistas. As análises centraram-se no desenvolvimento cotidiano e nos efeitos do programa, indicando as seguintes dificuldades: ausência de formação continuada; falta de estrutura metodológica e tempo para desenvolver um trabalho sistematizado e colaborativo. Outro aspecto refere-se à visão restrita de alfabetização apresentada no documento o qual evidencia a necessidade de conhecimentos pedagógicos inerentes a alfabetização. Conclui-se, portanto, a necessidade de que ações como as do Programa analisado neste estudo tenham como foco a formação de professores(as) pautada na reflexão das demandas presentes no cotidiano escolar.