BASTOS, Jéssica Mendonça (2021)
Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas e em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e dos multiletramentos
Rio de Janeiro, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Programa de Mestrado Profissional em Letras)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. e em contextos regulares, diante de vogais não anteriores, com base no ensino da ortografia e no desenvolvimento da consciência fonêmica. Têm-se como objetivos específicos: 1) identificar os problemas de ensino e aprendizagem referentes ao uso dos grafemas e em turmas de terceiro e quarto anos do ensino fundamental; 2) diferenciar os contextos regulares dos contextos irregulares para o uso dos referidos grafemas; 3) exercitar o conhecimento construído por meio de jogos digitais e outras atividades lúdicas. O presente estudo se pauta nos pressupostos teóricos da linguística e da sociolinguística interacionista, ratificando a promoção da alfabetização e do letramento através de práticas pedagógicas que auxiliem aos discentes no desenvolvimento da competência escrita e no estímulo do pensamento crítico e reflexivo. Desse modo, a partir da experiência docente da professora pesquisadora, sugere-se uma proposta de intervenção que possibilite aos alunos exercitarem atividades que visem ao desenvolvimento da consciência linguística e que permitam aos discentes refletirem sobre a língua de maneira lúdica, por meio de atividades realizadas em sala de aula e em ambiente interativo, a fim de oportunizar a tomada de consciência dos fonemas e grafemas de sua própria língua e dominar, com autonomia e proficiência, o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa. Esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa, através da observação de um tema amplamente abordado, valendo-se da análise exploratória dos dados obtidos durante a diagnose e da aplicação do método indutivo por meio da investigação das teorias existentes e comparação dos itens auferidos para a elaboração de hipóteses, visando a transformação de um padrão de comportamento de um grupo específico (MEDEIROS, 2017). A análise diagnóstica utilizada nesta pesquisa foi aplicada em duas classes do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro, sendo a primeira uma turma de 3º ano participante do Projeto Carioquinha e a outra uma classe regular de 4º ano. As respostas encontradas nas atividades de diagnose revelaram considerável desconhecimento das relações entre os fonemas /Ʒ/ e /ց/ e os grafemas e na turma de 3º ano e em alguns alunos do 4º ano, comprometendo as habilidades de leitura e escrita. Desse modo, a promoção de uma proposta didática que possibilite o ensino sistemático da ortografia e priorize o desenvolvimento da consciência fonológica a partir de atividades lúdicas e reflexivas durante a etapa de alfabetização atenua significativamente os erros produzidos, colaborando para uma aprendizagem de qualidade.
Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas <g> e <j> em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e dos multiletramentos.
Nome do Orientador: Marli Hermenegilda Pereira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem como enfoque o ensino da ortografia e o desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da escrita, durante os processos de alfabetização e letramento dos aprendizes. O objetivo geral é desenvolver atividades didáticas que visem à aprendizagem do uso dos grafemas