FONSECA, Adriana Cristina Albergaria (2021)
Alfabetização e Letramento: Habilidades de Leitura e Escrita Adquiridas e Desenvolvidas Por Pessoas Com Síndrome de Down
Minas Gerais, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Alfabetização e Letramento: Habilidades de Leitura e Escrita Adquiridas e Desenvolvidas Por Pessoas Com Síndrome de Down.
Nome do Orientador: Fernando Luiz Abrucio
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Obs.: orientador correto é Arabie Bezri Hermont Esta dissertação tem como principal objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento por parte de pessoas com Síndrome de Down. Nesse sentido, procurou-se identificar as principais facilidades e dificuldades dessas pessoas em relação ao processo de aquisição da linguagem escrita, compreendendo como tais indivíduos constroem sentidos em relação ao que leem e escrevem; assim como perceber como se dá a superação do déficit linguístico tipicamente apresentado em pessoas com essa condição. A fim de cumprir esses objetivos, buscamos informações referentes ao desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down; discorremos sobre as características peculiares desses indivíduos; apresentamos um aporte teórico acerca dos processos de alfabetização e letramento em situações típicas e checamos os documentos que regulamentam a inclusão em nosso país. Sendo assim, levantou-se a hipótese de que pessoas com Síndrome de Down, apesar das dificuldades relacionadas à linguagem e à memória, notavelmente presente nesses sujeitos, são capazes de serem alfabetizados e serem letrados. Consequentemente, são indivíduos capazes de se expressarem por meio da escrita, interpretando e elaborando conteúdos, em diferentes gêneros textuais. Dessa forma, empreendemos uma pesquisa de tipo qualitativo, utilizando o método hipotético-dedutivo, desenvolvida a partir de entrevistas e aplicação de testes de leitura e escrita em adultos sindrômicos em fase de aquisição da linguagem escrita. A partir da revisão bibliográfica e da análise dos dados coletados, pudemos confirmar a hipótese estabelecida previamente, constatando que o processo de alfabetização de pessoas com Síndrome de Down, mesmo que demande estratégias focadas em minimizar as limitações impostas pela condição, ocorre de forma semelhante a pessoas com o desenvolvimento típico, ou seja, pessoas com essa cromossomopatia utilizam os mesmos mecanismos e passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento que os sujeitos sem essa alteração genética.