BRITES, Luciana Mota Dias (2021)
Efeitos de Um Programa de Estimulação da Consciência Fonológica em Crianças de Educação Infantil no Ambiente Escolar
São Paulo, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Efeitos de Um Programa de Estimulação da Consciência Fonológica em Crianças de Educação Infantil no Ambiente Escolar.
Nome do Orientador: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Obs.: orientadora correta é Alessandra Gotuzo Seabra O Brasil, nas últimas avaliações do PISA, de 2000 a 2018, mostrou-se como um dos piores colocados no ranking de leitura. Dentre os diversos fatores que contribuem para tal resultado, destaca-se o fato de que as evidências científicas têm sido pouco empregadas para o ensino de leitura no país. Nesse sentido, aliando-se à Política Nacional de Alfabetização, implementada em 2019, a presente pesquisa almejou avaliar os efeitos de um programa de estimulação em consciência fonológica em crianças da Educação Infantil, no ambiente escolar, para investigar possíveis ganhos em tarefas de consciência fonológica. Essa pesquisa teve quatro etapas: a) escolha de um programa de consciência fonológica, b) avaliação dos alunos, c) implementação pelos professores em sala de aula e d) reavaliação imediata. A escolha do programa de intervenção foi feita a partir da verificação em diversas pesquisas que apontam a consciência fonológica como preditor de melhora e aprimoramento de leitura e escrita, além de ser um facilitador do processo de alfabetização. Optou-se por um programa recentemente desenvolvido do mesmo grupo de pesquisa da presente dissertação. Para as etapas 2 a 4, foram avaliadas 68 crianças do último ano da educação infantil. Para avaliação do desempenho dos alunos foram utilizados os instrumentos: Teste de Habilidades e Conhecimento Pré Alfabetização (THCP) e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO), na primeira e na segunda avaliação. Para a etapa 3, os alunos foram divididos em dois grupos: experimental (n = 38) e controle (n = 28). O grupo experimental recebeu as atividades em sala oferecidas pelos professores, trabalhando a consciência fonológica, especialmente nos níveis de consciência de palavras, rimas, aliterações e sílabas, enquanto o grupo controle manteve as atividades escolares regulares. Todas as etapas junto aos alunos ocorreram na própria escola, durante o período de aula, com autorização da direção, do professor e dos responsáveis. Foram conduzidas análises para comparação de médias entre os grupos, nas diversas tarefas, para mensurar em que medida a intervenção pode melhorar os desempenhos em tarefas de consciência fonológica. Concluiu-se que, em relação às habilidades de rima, aliteração e fonemas, não houve diferença na testagem após a aplicação do programa de estimulação; porém, no que se refere às habilidades silábicas, o impacto positivo foi observado. A pesquisa concluiu, portanto, que o programa pode ser implementado pelos professores e demonstrou efeitos positivos no grupo experimental.