FERREIRA, Priscila Zorzan (2021)
Produção de Texto na Base Nacional Comum Curricular: Análise Crítica a Partir da Teoria Histórico-Cultural
Paraná, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Produção de Texto na Base Nacional Comum Curricular: Análise Crítica a Partir da Teoria Histórico-Cultural.
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa aborda a produção de texto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as turmas de alfabetização, realizando uma análise crítica a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Busca responder as seguintes questões: a BNCC contempla a produção de texto escrito? Como se pode analisar os objetivos de produção de texto da BNCC à luz da Teoria Histórico-Cultural? O objetivo geral éanalisar criticamente como a BNCC propõe a produção de texto para o primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: pesquisar o ensino da produção de texto, segundo a Teoria Histórico-Cultural; e analisar as propostas de produção de texto, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental I, presentes na BNCC, fazendo uma análise crítica a partir da Teoria Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, sistematizada pela análise do documento da BNCC para as turmas de alfabetização. Conclui que a BNCC apresenta objetivos voltados, principalmente, ao ensino mecânico da escrita, com foco no trabalho estrutural e gramatical.