Fontana, Dalvina Costa (2021)
Contribuições dos jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento de alunos da EMEIEF São Paulo - Presidente Kennedy/ES
Contribuições dos jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento de alunos da EMEIEF São Paulo - Presidente Kennedy/ES.
Espírito Santo, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação)
Centro Universitário Vale do Cricaré.
Nome do Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo propôs uma reflexão sobre a importância do uso dos jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento dos alunos. O objetivo central desta pesquisa consistiu em compreender como que os jogos pedagógicos contribuem para o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola EMEIEF São Paulo, localizada no município de Presidente Kennedy/ES. Descreveu-se, no decorrer do trabalho, acerca do relevante papel dos jogos pedagógicos enquanto instrumentos de aprendizagem, relatando a respeito do uso dos jogos pelos professores pesquisados. Apresentou-se a revisão da literatura pertinente, a contextualização e aplicabilidade da proposta primária desta pesquisa, de maneira a trazer sugestões para auxiliar os professores alfabetizadores no compartilhamento do conhecimento com seus alunos de forma lúdica. A Metodologia aplicada foi o Estudo de Caso que consiste em investigar determinado objeto dentro do contexto fático em que está inserido, para que a temática seja amplamente detalhada e discutida. Para isso, realizou-se uma investigação para verificar junto aos seis professores da EMEIEF São Paulo – Presidente Kennedy/ES como utilizam os jogos pedagógicos e sua percepção a respeito desses recursos para alfabetizar e letrar os estudantes. Como produto, disponibilizou-se aos professores participantes da pesquisa, um e-book com orientações de como utilizar jogos pedagógicos em suas turmas para acelerar a alfabetização e o letramento dos alunos.