PEGORARO, Camile (2021)
“Quando Eles Fazem Perguntas, Vem Mais Coisa na Minha Cabeça Pra Perguntar”: a Ideologia Presente na Literatura Infantil e as Reflexões Com Crianças em Uma Escola da Periferia de Porto Alegre
Rio Grande do Sul, 2021. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
“Quando Eles Fazem Perguntas, Vem Mais Coisa na Minha Cabeça Pra Perguntar”: a Ideologia Presente na Literatura Infantil e as Reflexões Com Crianças em Uma Escola da Periferia de Porto Alegre.
Nome do Orientador: Telmo Adams
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A temática, desenvolvida nesta tese, está relacionada à contribuição da Literatura Infantil na formação de leitoras(es), com foco nas reflexões das crianças a partir da leitura dialógica de quatro obras indicadas pelo Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os objetivos principais foram: examinar o conteúdo das obras selecionadas no contexto da política do PNAIC; identificar os entendimentos das crianças sobre essas obras, considerando a Ideologia subjacente às histórias; analisar as reflexões das crianças sobre a Literatura Infantil a partir do diálogo com seus pares e com a pesquisadora. O estudo ocorreu com crianças e professoras de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre. A pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se no campo do materialismo histórico dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com base em Freire, Brandão e Fals Borda. As principais categorias de análise foram: Ideologia, a partir dos estudos de Volóchinov, Marx e Engels, Žižek, Mészáros, Eagleton, Williams, Gramsci; Linguagem, por meio da elaboração de Bakhtin, acerca da atitude responsiva e da construção dos enunciados; Leitura Dialógica com a visão de Freire. Como resultados, verificou-se que a Literatura Infantil traduz as contradições da sociedade e encontra-se na tensão dialética constante entre a reprodução da estrutura do sistema capitalista e a construção de outra hegemonia, mas que, dependendo das mediações engendradas, há possibilidade da abertura de brechas. A leitura, apenas pela fruição, não problematiza questões sociais. No entanto, quando confrontada na leitura dialógica entre as(os) participantes da pesquisa, promove reflexões que despertam a Consciência Social. Esse processo pode ocorrer individualmente, dependendo da prática social da leitora. No entanto, a mediação pedagógica e o diálogo com os pares podem facilitar a criação de brechas que ajudem a ultrapassar as situações limites impostas pelo tempo histórico.