XAVIER, Liani Teresinha Klipel (2021)
Novas tecnologias no processo de alfabetização nos 1º e 2º anos do ensino fundamental: Explorando conteúdos com jogos pedagógicos digitais
Minas Gerais, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino)
Universidade Vale do Rio Verde.
Novas tecnologias no processo de alfabetização nos 1º e 2º anos do ensino fundamental: Explorando conteúdos com jogos pedagógicos digitais.
Nome do Orientador: Dirceu Antônio Cordeiro Junior
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A introdução de ferramentas que permitam acesso às novas tecnologias e metodologias de ensino pode resultar em um processo de aprendizagem verdadeiramente condizente com a realidade do estudante. Nesse aspecto, as novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem ser de grande utilidade. Entre as várias possibilidades oferecidas pelas TDICs, acredita-se que os jogos pedagógicos digitais, como atividades lúdicas, facilitam e potencializam o aprendizado de determinados conteúdos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que embasou o desenvolvimento e análise de um produto educacional, destinado a professores do Ensino Fundamental, na forma de um livreto informativo/instrutivo para utilização de games no processo de alfabetização. Participaram do estudo, dez professores alfabetizadores, 28 alunos com atrasos na aprendizagem e os pais e/ou responsáveis dos estudantes. Inicialmente, foi disponibilizado aos professores um questionário de sondagem. Em relação aos alunos, foram realizadas, antes da apresentação dos jogos, cinco atividades diagnósticas para se avaliar o nível de alfabetização. O material produzido foi trabalhado com os alunos e, posteriormente, outra avaliação foi realizada com os participantes. O livreto foi apresentado aos alunos e professores no laboratório de informática da escola. Posteriormente, no mesmo espaço, foi feita uma demonstração de um dos jogos, para todos os estudantes. Os dados obtidos no presente estudo indicam que o Livreto Informativo/Instrutivo elaborado pode auxiliar na criação de novas estratégias pedagógicas, voltadas ao processo de alfabetização. O material educacional, por meio dos jogos digitais, criou uma conexão entre as TDICs e os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, pois sugere games adequados a serem explorados no processo de ensino-aprendizagem.