REZENDE, Rodrigo Vieira (2021)
Produção de Textos Multimodais no Suporte Digital Por Crianças de 8 a 10 Anos Provenientes de Duas Escolas Públicas
Minas Gerais, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Produção de Textos Multimodais no Suporte Digital Por Crianças de 8 a 10 Anos Provenientes de Duas Escolas Públicas.
Nome do Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi investigar as produções de textos multimodais em dispositivos digitais e o uso dos modos e recursos semióticos por crianças de 8 a 10 anos provenientes de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte/MG. A pesquisa foi orientada por algumas perguntas chave: como as crianças, estudantes de escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, utilizam e mobilizam diferentes recursos semióticos para a construção de significados na produção de textos multimodais em sua prática social e nas atividades propostas na pesquisa? Qual é o lugar do modo escrita nas produções de textos multimodais das crianças? Para respondê-las, buscamos: a) Identificar e analisar as práticas sociais de produção textual com o uso de tecnologias digitais vivenciadas pelas crianças e demais práticas multimodais; b) Analisar como as crianças utilizam modos e recursos semióticos na produção de textos propostos; e c) Identificar e analisar como as crianças mobilizam o modo semiótico escrita em relação aos outros modos na produção de textos multimodais propostos. A investigação dialoga com estudos sobre a cultura escrita digital, termo que se refere aos aspectos materiais, simbólicos e usos das práticas de leitura e escrita no suporte digital (FRADE; ARAÚJO; GLÓRIA, 2018), com os pressupostos do letramento como prática social (STREET, 2014a), com estudos sobre a multimodalidade que parte da ideia que os textos são sempre vistos como multimodais (KRESS; BEZEMER, 2009) e com estudos de Jewitt (2005), que defende que a escrita nas telas forma conjuntos multimodais complexos de imagem, som, animação e outros modos de representação e comunicação. A investigação ocorreu com base na abordagem qualitativa de pesquisa em educação e todo o levantamento de dados foi realizado durante a situação de pandemia da Covid-19. Foram realizadas entrevistas online com 20 crianças e 7 pais para conhecimento de suas práticas digitais e os participantes produziram textos manuscritos e digitais sugeridos. O processo de produção de textos multimodais digitais foi acompanhado de forma online e em tempo real no decorrer da pesquisa. Os principais resultados indicam que 90% das crianças produzem textos multimodais, principalmente por meio das plataformas de redes sociais; possuem um amplo acesso aos dispositivos digitais, sendo que 80% possuem o próprio aparelho de smartphone. No entanto, este considerável acesso digital não é automaticamente convertido em processos plenos de produção de textos, existindo fatores limitantes tais como: baixo acesso a diferentes dispositivos digitais e/ou aparelhos compartilhados com familiares; baixa qualidade dos dispositivos digitais limitando o uso de vários recursos semióticos; o controle social exercido pelos pais que apontam receios aos riscos das atividades online. Apesar disso, ficou demonstrada uma grande disposição das crianças à experimentação e integração de vários modos semióticos, tais como imagem estática e em movimento e sons. O modo escrita ocupa um lugar de destaque nas produções, de forma geral. Embora a materialidade do suporte digital influencie muito, o processo de produção de textos multimodais pelas crianças também é atravessado por outros fatores como a temática/conteúdo; o tipo e gênero textual; o destinatário; as influências das plataformas digitais moldando tal processo; a alfabetização digital e as representações e valores sobre a cultura escrita e o valor social da escrita. A produção de textos multimodais no suporte digital tem possibilitado a participação em práticas comunicativas reais e não artificiais, uma ampliação da capacidade de expressão e de aumento das oportunidades de atuação das crianças sobre o mundo.