COSTA, Marcia Aparecida da Silva (2021)
Os jogos no processo de alfabetização e letramento
Minas Gerais, 2021. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Lavras.
Os jogos no processo de alfabetização e letramento.
Nome do Orientador: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os conceitos de alfabetização e de letramento se ampliaram, nas últimas décadas, com vista a solucionar o processo que envolve o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Assim, estima-se o pressuposto de que a gamificação e os jogos educacionais possam potencializar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta como objetivo principal investigar a contribuição dos jogos na consolidação de habilidades linguísticas de alunos em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e para o trabalho de professores alfabetizadores de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação estabeleceu como objetivos específicos: (i) analisar a utilização dos jogos por professores alfabetizadores, como metodologia de ensino e (ii) aplicar atividades sobre capacidades linguísticas da alfabetização, por meio do uso de jogos, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para a construção do quadro teórico, foram buscados autores, como Alves, Minho e Diniz (2014), Busarelo, Ulbricht e Fadel (2014), Colello (2004), Freire (2005), Gil (2002), Grando (2012), Huizinga (1999), Kishimoto (2010), Kleiman (2007, 2014), Ludke e André (1986), Maciel e Lúcio (2008), Soares (2002, 2016), Viana et al. (2013), Zichermann e Cunningham (2011). Os dados referentes à aplicação dos jogos foram registrados em diário de bordo, analisados à luz do referencial teórico e dos dados obtidos na pesquisa participativa. Esta pesquisa demonstrou que o jogo é capaz de potencializar o ensino, contribuir para a consolidação de habilidades linguísticas e, ainda, como metodologia de avaliação diagnóstica, visto que, por meio do jogo, o professor pode mapear as habilidades que os alunos dominam e o que precisa trabalhar ainda. A pesquisa demonstrou que os jogos contribuem significativamente para o trabalho de professores alfabetizadores.