OLIVEIRA, Cristiane Fontes de (2021)
A Alfabetização é Nossa! Contribuições da Educação Dialógica à Alfabetização e Ao Letramento do Campo: Um Estudo Bibliográfico
A Alfabetização é Nossa! Contribuições da Educação Dialógica à Alfabetização e Ao Letramento do Campo: Um Estudo Bibliográfico.
São Paulo, 2021. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Roseli Rodrigues de Mello
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa no campo da Educação, com foco na alfabetização e no letramento na modalidade de Educação do Campo, especificamente aquela alfabetização, enquanto processos de ensino e aprendizagem, ofertada aos educandos e educandas residentes em assentamentos de reforma agrária e outras comunidades campesinas que exerçam a agricultura familiar, buscando-se verificar contribuições de pesquisas que têm como base a aprendizagem dialógica a essa temática. Trata-se de um estudo bibliográfico, dedicado à análise de artigos captados em bases internacionais de indexação científica, com objetivo de verificar, analisar, caracterizar e categorizar contribuições de teorias e práticas que têm, como um de seus fundamentos teóricos, a perspectiva da aprendizagem dialógica, principalmente os estudos de Paulo Freire, sobre a alfabetização e o letramento na educação do campo. O trabalho de pesquisa buscou verificar como a educação dialógica pode colaborar para o desenvolvimento de práticas escolares em alfabetização e letramento, que melhor correspondam às necessidades da educação das populações campesinas. Os dados foram analisados com o uso das técnicas da Análise de Conteúdo e da Metodologia Comunicativa, tendo como aporte teórico os estudos de Paulo Freire e outros(as) autores(as) com base comunicativa, ou seja, que tomam a perspectiva dialógica como estratégia de superação de desigualdades, por meio do pensar crítico-problematizador, que se faz na práxis social e constitui ação e reflexão em interação. A investigação demonstrou que há um consenso nos estudos da educação do campo com fundamento dialógico a respeito da necessidade da adoção de metodologias de ensino e aprendizagem em alfabetização e letramento de populações campesinas, que levem em consideração a identidade territorial rural, demostrando que a não atenção às especificidades pode gerar exclusão, colaborando para a marginalização histórica vivenciada pelos povos do campo. Os estudos também apresentam um conjunto de indicações didático-pedagógicas que apontam para uma metodologia própria à alfabetização e ao letramento em contextos rurais, a fim de valorizar e promover identidades rurais historicamente subjugadas. Demonstra-se, ainda, a ocorrência de dois importantes subcampos de estudos internacionais, o da Educação Baseada no Lugar (“Place-based Education”) e o da Alfabetizações e Letramentos Rurais (“Rural Literacies”), que não foram encontrados no conjunto amostral nacional. Assim, esta pesquisa pretendeu apresentar contribuições para a prática de ensino em alfabetização e letramento na modalidade da Educação do Campo, que podem promover a aprendizagem instrumental e a consciência crítica e, dessa forma, colaborar para a sustentabilidade social dos povos dos campos e seus territórios, promovendo o compromisso ético de auxiliar as comunidades campesinas a pensar suas demandas, problemáticas e, sobretudo, a sua própria sobrevivência social, econômica e cultural.