BREUNIG, Eduarda Tais (2021)
Clássicos da Literatura Infantil Sob o Olhar do Ensino de Ciências: Uma Proposta Para os Anos Iniciais
Clássicos da Literatura Infantil Sob o Olhar do Ensino de Ciências: Uma Proposta Para os Anos Iniciais.
Rio Grande do Sul, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação nas Ciências)
Universidade Federal de Santa Maria.
Nome do Orientador: Nelson Antonio Simão Gimenes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Obs.: orientadora correta é Andréa Inês Goldschmidt A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura infantil, a qual pode contribuir com muitos conhecimentos científicos, por meio de uma simples história. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar as representações estereotipadas sobre personagens em contos de literatura infantil e a partir destas, promover a alfabetização científica por meio dos contos de literatura clássicos. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque da pesquisa exploratória (estudo de caso) e pela categorização proposta por Bardin. Utilizamos como metodologia uma sequência didática dividida em dois diferentes momentos, uma vez que não conseguimos aplicar toda a sequência planejada nos anos iniciais, por conta da pandemia da Covid-19. Com isso, aplicamos em sala de aula a parte inicial da sequência com os anos iniciais, na qual investigamos as concepções prévias dos participantes. As etapas da sequência didática foram: 1) Aplicação do questionário prévio para analisar as concepções dos participantes; 2) Roda de contação compartilhada pelos alunos dos contos da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos, seguida de roda de conversa. O restante da nossa sequência didática temática sobre os animais lobo-guará e porco cateto foi aplicada como proposta para uma turma de alunos do curso normal, de forma remota pelo google met, a qual contou com as seguintes etapas: 1) Questionário prévio; 2) Apresentação deste projeto de pesquisa; 3) Apresentação da sequência didática temática, com atividades sobre o lobo-guará e o porco cateto; 4) Questionário final de validação da sequência didática temática. Os resultados encontrados na intervenção feita com os anos iniciais, demonstraram que as crianças em geral, apresentam concepções relacionadas ao personagem lobo e os três porquinhos fortemente influenciadas pelos contos da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. O personagem lobo é lembrado pela sua fama de vilão pela maioria das crianças, já os três porquinhos são vistos como bonzinhos por todas as crianças. Algumas crianças não fazem distinção entre o mundo fictício e o mundo real, e acabam caracterizando todos os lobos como vilões, tanto o personagem lobo, quanto o lobo da vida real. Essa caracterização negativa do lobo está atribuída também ao fato da maioria das crianças acreditarem que o mesmo é carnívoro, e pode comer até pessoas. Contudo, outras crianças reconhecem que o lobo só é carnívoro por conta de seu instinto animal, e isso não o torna mau. Alguns resultados encontrados na roda de conversa também foram discutidos com base nos indicadores de alfabetização científica propostos pelas autoras Sasseron e Carvalho. Os resultados referentes a segunda etapa da pesquisa, aplicada no curso normal demonstraram que alguns participantes já conseguem perceber alguns estereótipos presentes na literatura infantil, mas que muitos nunca haviam pensado em trabalhar a ciência associada a literatura infantil. Porém, após estes conhecimentos adquiridos pretendem trabalhar, pois reconhecem a importância de trabalhar os animais nativos brasileiros com as crianças, e a ciência em geral. Com isso, percebemos que essas visões fragmentadas e estereotipadas que podem vir a se desenvolver por meio de um conto de fada, devem ser trabalhadas em sala de aula, sob mediação do professor a fim de contorná-las. Uma alternativa possível está na promoção de alfabetização científica por meio de contos clássicos infantis, para isso, foi retratado nas versões reescritas do conto da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e o porco cateto (Pecari tajacu) como personagens, os quais estão presentes na nossa fauna brasileira, e podem atuar como importantes aliados na promoção da alfabetização científica. Além disso, todas as outras atividades propostas na sequência didática temática, tendem a colaborar ainda mais nos conhecimentos referentes a esses animais.