SILVA, Aureci Santos Torres da (2022)
O ciclo básico de alfabetização na escola graduada: Trajetória, reações e (re)apropriações da cultura escolar no município de Perobal/PR
Paraná, 2022. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Maringá.
O ciclo básico de alfabetização na escola graduada: Trajetória, reações e (re)apropriações da cultura escolar no município de Perobal/PR.
Nome do Orientador: Edneia Regina Rossi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa analisa a implantação do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), em duas escolas do Município de Perobal/PR, nas décadas de 1980 e 1990. Apresenta a trajetória de implantação do Ciclo Básico e a análise das reações e (re)apropriações da cultura escolar. O recorte temporal da pesquisa foi estabelecido pelo período de 1989 a 2008, cujo marco inicial está relacionado à implantação do CBA no Colégio Estadual Ana Neri e, como marco final, o ano em que o Ciclo Básico de Alfabetização foi cessado na Escola Municipal Perobal. O estudo se desenvolve com foco nas respostas às seguintes questões problematizadoras: como os sujeitos da base responderam à novidade chamada CBA? O que essa novidade produziu na prática de ensino e na organização do trabalho escolar? A tese desta investigação é a de que os professores das escolas de Perobal, no período em estudo, foram sujeitos que, sob tensões e conflitos, (re)apropriaram-se das normas e as organizaram, na prática, com relativa autonomia e amparo na tradição existente, produzindo desvios na proposta de reforma do CBA. A hipótese é a de que as professoras não foram passivas diante daquilo que lhes era apresentado pelo alto do estado. Embora a distribuição de forças fosse desigual, as ligadas à tradição escolar, às ideologias e aos modos de fazer estiveram em jogo no momento de implantação do CBA. Entre o plano de reforma pensado pelas autoridades educacionais e o plano implantado, teve-se uma diferença, um distanciamento feito de adaptações e de bricolagens. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa, com levantamento de dados por meio de entrevistas orais semiestruturadas e análise de documentos, como: decretos; deliberações; mensagens de governo; currículo básico; orientações pedagógicas; proposta do sistema de avaliação; fichas de acompanhamento do aluno; pareceres parcial e final; guia de transferência; histórico escolar e relatórios finais. Na fase de tratamento e análise dos dados, utilizamos os recursos operacionais do software Atlas.ti 9 – Qualitative Data Analysis (2021), orientado e associado pela Análise de Conteúdo categorial temática, proposta por Bardin (1977). A organização dos dados em categorias possibilitou a análise do CBA nas práticas pedagógicas, no desempenho dos alunos e na organização curricular e a análise das percepções e memórias docentes. A interpretação dos dados foi validada por conceitos de “cultura escolar” (JULIÁ, 2001); “estratégias”, “táticas” e “bricolagens” (CERTEAU, 1998). As conclusões consideram que as reformas educacionais implantadas são submetidas à cultura escolar, com suas formas específicas, e são dependentes das reações dos sujeitos dessa cultura que, enquanto ensinam, exercem o seu poder. As práticas do ensino seriado, arraigadas na cultura escolar e refletidas no desempenho dos alunos no Ciclo Básico, são manifestações de escapatórias e astúcias docentes frente ao desconhecido. As concepções docentes produzidas pela ausência de formação continuada de qualidade impactaram a organização curricular, mantendo o distanciamento entre o plano de reforma e sua implementação. A memória, as lembranças e não lembranças são marcas do CBA e compuseram o jogo do poder presente na implantação. Os resultados confirmam nossa tese de que os professores das escolas de Perobal, no período em estudo, são sujeitos que, sob tensões e conflitos, utilizaram-se de táticas e de bricolagem, (re)apropriaram-se das normas e as organizaram, na prática, com relativa autonomia e amparo na tradição existente.