AMERICO, Rafaela Barbosa (2022)
O brincar e o aprender a ler na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A infância em foco
São Paulo, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
O brincar e o aprender a ler na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A infância em foco.
Nome do Orientador: Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo examinar e refletir sobre o trabalho pedagógico na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. Focalizará algumas questões dentro da temática da alfabetização, como: de que modo ocorre a transição entre a EI e o EF, entre o universo oral e o mundo letrado? Qual o papel do letramento emergente nos anos iniciais da educação básica? Como as práticas de leitura e escrita na EI contribuem para o ano de ingresso no EF? Quanto as narrativas, os jogos e as brincadeiras contribuem para a ampliação do repertório na infância e se mostram importantes durante a alfabetização? Para tanto, o trabalho tem por objetivo conhecer, entender e sistematizar o processo de transição entre as crianças egressas da Creche Central da USP e como se dá o ingresso delas na Escola de Aplicação da FEUSP, refletindo sobre as práticas realizadas no início da educação básica, se há ou não uma ruptura das propostas que priorizam a infância. Serão discutidas as possibilidades de ampliar os horizontes em relação ao processo de alfabetização para que as novas estratégias possam constituir um material de reflexão a educadores e gestores. Será realizado um levantamento sobre as concepções de língua e linguagem e suas implicações nas propostas pedagógicas, refletindo sobre os conceitos de oralidade e escrita. Revisitará os documentos oficiais e suas propostas, referentes ao brincar, analisando como o lúdico se faz presente no contexto atual. Apresentará um panorama das observações realizadas durante a vivência junto às crianças na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre a questão do letramento emergente e as contribuições da ludicidade nos processos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita no atual cenário escolar.