VIÉGAS, Maria Ramos (2022)
Práticas de Leitura em Uma Turma do Segundo Ano do Ciclo Alfabetizador nas Modalidades de Ensino Remoto, Híbrido e Presencial em Recife: Possibilidades e Desafios no Contexto Pandêmico
Pernambuco, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pernambuco.
Práticas de Leitura em Uma Turma do Segundo Ano do Ciclo Alfabetizador nas Modalidades de Ensino Remoto, Híbrido e Presencial em Recife: Possibilidades e Desafios no Contexto Pandêmico.
Nome do Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como foram desenvolvidas as práticas de ensino da leitura nas atividades pedagógicas, propostas nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, que aconteceram no contexto da pandemia de covid-19 a qual ainda assolou o mundo em 2021. A pesquisa, de caráter etnográfico, trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma turma do 2o ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Adotamos como abordagem metodológica principal a observação participante das aulas, como também, registro dos acontecimentos em diário de campo e entrevistas com a docente da turma. Nosso referencial teórico-metodológico, para o entendimento das práticas de leitura em sala de aula e cotidiano escolar, esteve pautado nos trabalhos de PETIT (2013; 2010; 2009), SOLÉ (1998), ALBUQUERQUE e FERREIRA (2021; 2012; 2008), MORAIS (2019; 2012; 2010; 2004), BRANDÃO e ROSA (2010), e LEAL e MELO (2006). Os resultados revelaram que a leitura aconteceu em diferentes situações e em todas as modalidades de ensino. Entretanto, foi apenas nos encontros presenciais que as práticas se tornaram mais diversificadas, assim como os alunos receberam condições igualitárias de acesso aos materiais de leitura. Assim, concluímos que a docente foi responsável por gerir grandes esforços para que sua turma participasse de condições reais de leitura. Entretanto, eles não foram o suficiente para atender todas as crianças matriculadas na turma, especialmente aquelas que precisaram permanecer em isolamento social domiciliar, necessitando do incentivo material governamental.