LAMBERTY, Julceia Veridiana Teixeira (2022)
Transtorno do espectro do autismo (TEA) e tecnologia assistiva: Uso de um jogo digital para auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica nas salas de recursos
Rio Grande do Sul, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social)
Universidade Feevale.
Transtorno do espectro do autismo (TEA) e tecnologia assistiva: Uso de um jogo digital para auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica nas salas de recursos.
Nome do Orientador: Regina De Oliveira Heidrich
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Crianças com autismo possuem garantia por lei de estarem matriculados em escolas regulares de ensino e com isso, o direito à aprendizagem. Muitas delas enfrentam dificuldade em seus processos de aprendizagem, bem como na alfabetização. Dessa maneira, a presente pesquisa tem por objetivo identificar, a partir de um jogo digital, as principais dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização de duas crianças, que frequentam o quarto ano do ensino fundamental, com diagnóstico de autismo e que apresentam como principal sintoma do espectro, conforme descrito no DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais), déficits na comunicação e na interação social. Para isso, um jogo digital é criado, chamado Recanto das Letras, servindo comorecurso de tecnologia assistiva com o objetivo de auxiliar essas duas crianças no desenvolvimento da consciência fonológica. A pesquisa estrutura-se a partir de dois estudosde casos, sendo dois meninos que frequentam o quarto ano do ensino fundamental, ainda não alfabetizados, matriculados em duas escolas municipais da cidade de Campo Bom. Os dados são coletados a partir da aplicação do teste chamado Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), para avaliar o nível de consciência fonológica de ambos os alunos, além do teste da Psicogênese da Língua Escrita que avalia o nível de escrita e leitura destes. Estes testes aplicam-se no início e no fim da pesquisa para que se possa fazer, juntamente com a utilização do jogo, a triangulação destes dados para avaliar se o jogo se torna efetivo em seu objetivo. O jogo baseado na teoria da Psicogênese da Língua Escrita, apresenta quatro níveis, com vinte fases em cada e os dois participantes da pesquisa utilizam ojogo durante as sessões na sala de recursos, orientados pelas professoras do AEE (atendimento educacional especializado). Após a utilização do jogo Recanto das Letras afirma-se que os dois participantes, em uma comparação ao nível de consciência fonológicado início e do final das sessões, mostram evoluções no processo de alfabetização, tornando o jogo eficaz em seu objetivo.