LIMA, Nágila Rabelo de (2022)
Ensino remoto emergencial: análises das práticas pedagógicas de alfabetização e avaliação implementadas por docentes do 2º ano do E. F. de municípios cearenses
Ceará, 2022. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
Ensino remoto emergencial: análises das práticas pedagógicas de alfabetização e avaliação implementadas por docentes do 2º ano do E. F. de municípios cearenses.
Nome do Orientador: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Em um cenário de pandemia, devido ao surgimento da Covid-19, professores precisaram fazer uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE), de forma aligeirada, situação que perdurou por aproximadamente dois anos no Brasil. O ERE, situação inédita e histórica no país, encontrou barreiras para sua implementação, ao mesmo tempo em que demandou dos docentes o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e/ou adaptadas à situação na qual se encontravam. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a implementação do Ensino Remoto Emergencial, bem como as práticas pedagógicas inovadoras de alfabetização e avaliação desenvolvidas por professores do 2º ano do Ensino Fundamental de municípios do estado do Ceará, no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa e que teve como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado a cinquenta e sete (57) professores, pertencentes a dez (10) municípios cearenses, destaques em avaliações externas. Os resultados mostraram que o uso de recursos pedagógicos pertencentes às Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, como vídeos, jogos, internet, aplicativos, materiais digitais e sites educativos foram inseridos na práxis dos professores, fazendo-os desenvolver práticas pedagógicas diferenciados para atender a uma demanda específica do ERE, que exigia novos modos de pensar e agir, promovendo reflexão e pesquisa docentes. Em relação à avaliação da leitura e da escrita, os professores utilizaram instrumentos variados como Google Forms, observação, videochamadas e produção de áudios, de textos, entre outros. De modo geral, embora tenham enfrentado desafios, a experiência com o Ensino Remoto foi positiva, na perspectiva da maioria dos docentes, devido à possibilidade de aperfeiçoamento da formação, sobretudo em relação às aprendizagens tecnológicas, e à parceria com as famílias dos alunos. Sobre os aspectos negativos, os professores citaram dificuldades de adaptação para o Ensino Remoto, o prejuízo na aprendizagem dos discentes e preferência e/ou confiança no ensino presencial para a qualidade do ensino. Reconhecemos que o desenvolvimento de práticas pedagógicas e de avaliação inovadoras, implementadas pelos participantes da pesquisa, foi uma realidade possível, mas enfatizamos que a especificidade da etapa da alfabetização requer a necessidade do ambiente escolar, com todas as suas possibilidades, de modo que as aprendizagens adquiridas durante esse período possam ser reavaliadas e incorporadas ao ensino presencial