PEREIRA, Ana Cristina Santos (2022)
Jogos digitais e o processo de construção da alfabetização e do letramento: Um relato de experiência sobre o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência intelectual
Rio de Janeiro, 2022. Dissertação de Mestrado Profissional (Programa de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação)
Centro Universitário Carioca.
Jogos digitais e o processo de construção da alfabetização e do letramento: Um relato de experiência sobre o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência intelectual.
Nome do Orientador: Alessandro Jatobá
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O desenvolvimento da consciência fonológica representa o tema pelo qual debruça-se esta dissertação intitulada: “Jogos digitais e o processo de construção da alfabetização e do letramento: um relato de experiência sobre o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência intelectual”, e questiona a respeito do seguinte problema: como os jogos digitais podem auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência intelectual que estão em processo de alfabetização? Acredita-se que (hipótese): crianças com deficiência intelectual, que estão no processo de construção de leitura e escrita, podem adquirir habilidades que estimulem o desenvolvimento da consciência fonológica, utilizando jogos digitais. Esta dissertação objetiva (objetivo geral) investigar de que forma os jogos digitais podem auxiliar no processo de desenvolvimento da consciência fonológica, contribuindo na alfabetização do aluno com deficiência intelectual incluído na classe regular. Para tanto há que se (objetivos específicos): (i) realizar pesquisa bibliográfica em livros, artigos, documento oficiais e periódicos, visando reunir informações e dados que servirão de base para a construção da investigação; (ii) desenvolver a consciência fonológica, estimulando a construção de habilidades e competências em alunos com deficiência intelectual através de jogos digitais; (iii) construir um relato de caso para apresentar experiência associada ao desenvolvimento da consciência fonológica, por meio de jogos digitais; (iv) analisar os dados do campo à luz dos dados bibliográficos, e o entrelaçamento dessas informações. Destaca-se que certos autores serão primordiais para o progresso desta dissertação, a saber: Freire; Soares; Vygotsky; Moraes, dentre outros, trazem reflexões sobre o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica relacionadas à alfabetização. Vygotsky; Bertolin, auxiliarão na definição do conceito sobre deficiência intelectual. Kishimoto; Moran; Sacchetton el at; Goleman; Silva, trazem contribuições sobre a importância da ludicidade, a afetividade e a interatividade na aprendizagem. Behar; Moreira e Schlemmer, auxiliarão na construção de conceitos sobre ensino remoto emergencial e sua função. O Relato de Experiência foi a metodologia estruturante desta dissertação. Vale ressaltar que esta metodologia se encontra normatizada pela Carta Circular 166/2018, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e que todos os cuidados éticos associados às pesquisas que envolvem seres humanos serão tomados, dentre eles os relacionados: à privacidade dos participantes, à confidencialidade dos dados e a dignidade humana. Também são consideradas as normativas éticas propostas pela Resolução 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A técnica de leitura flutuante foi utilizada na análise dos dados, visto que, esta caracteriza-se pelas etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. (BARDIN). Após a análise dos dados do campo à luz dos referenciais bibliográficos sistematizados no marco teórico, esta dissertação sistematizou, como produto final, um e-book contendo as sequências didáticas mediadas por jogos digitais. A partir destes contornos pretendemos contribuir com possibilidades metodológicas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência intelectual que estão em processo de alfabetização e letramento, favorecendo novas pesquisas e propiciando novas perspectivas no que se refere à prática docente frente aos desafios que o professor encontra no cotidiano.