RODRIGUES, Mara Cristina Oliveira (2022)
Crianças, Infâncias e Avaliação Formativa: o Que Dizem as Pesquisas Desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Gepae/Ufu
Minas Gerais, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
Crianças, Infâncias e Avaliação Formativa: o Que Dizem as Pesquisas Desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Gepae/Ufu.
Nome do Orientador: Myrtes Dias da Cunha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e aborda o trabalho realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae/UFU), voltando-se especialmente para apreender concepções de crianças, de infâncias e de avaliação formativa nas pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidas nesse Grupo. A partir desse propósito foi possível tecer o seguinte questionamento: o que pesquisas, especialmente os trabalhos de Mestrado e Doutorado, produzidas no âmbito do Gepae/UFU têm discutido sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa? Com base nessa questão, o objetivo geral foi estudar as pesquisas, especialmente no âmbito de Mestrado e de Doutorado, produzidas pelo Gepae/UFU e analisar como esse Grupo se posiciona sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa. Considerando esse propósito principal, pretendeu-se também descrever a história do Gepae/UFU; realizar um levantamento geral sobre a produção do Gepae/UFU; selecionar os trabalhos de Mestrado e Doutorado realizados pelos componentes do Grupo para analisar suas concepções e seus posicionamentos sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa; além de analisar as contribuições dessas pesquisas para o trabalho com as crianças, com infâncias e com avaliação formativa. A presente investigação fundamenta-se em uma perspectiva que enfatiza a produção do conhecimento como processo histórico objetivo e subjetivo, descritivo e interpretativo e materializou-se por meio da realização de um trabalho bibliográfico. Nossa análise permitiu concluir que o conceito de avaliação é predominante nas investigações desenvolvidas no Gepae/UFU, demonstrando o compromisso do Grupo com essa temática. Além disso, também foi possível constatar que o estudo da avaliação está voltado para a concepção da avaliação formativa e que as pesquisas centraram-se em três temáticas: concepções de avaliação e práxis avaliativa formativa, avaliação externa e processos avaliativos formais e informais. Desse modo, essas pesquisas buscaram analisar, identificar e compreender concepções e práticas avaliativas vigentes em escolas públicas e na universidade, bem como a avaliação externa tem impactado a organização do trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em escolas públicas. Ademais, o foco dessas pesquisas está direcionado para as professoras e/ou professores e estudantes. Cabe destacar o cuidado com a linguagem e a representação de gênero nas produções desenvolvidas no Gepae/UFU. Os dados analisados também permitem afirmar que esse Grupo considera que a avaliação formativa contribui com o processo educacional desenvolvido nas escolas, já que essa avaliação se assenta em princípios que oportunizam aos estudantes e professores construírem avanços e também informa sobre os limites do trabalho realizado e sobre as possibilidades para se redirecionar o trabalho pedagógico. O termo “crianças” é mencionado de maneira explícita em apenas uma pesquisa, entretanto, identificou-se a presença desse termo, de maneira secundária, no corpo de outros estudos. Essas pesquisas fazem menção às crianças como sujeitos de direito, sujeito que possuem saberes e experiências; entretanto não figuram como sujeitos nas pesquisas. Já o termo “infância” ou “infâncias” aparece também de maneira secundária nas pesquisas. Diante do exposto, pode-se destacar que o Gepae/UFU apresenta importantes concepções e apontamentos com relação à avaliação formativa, a qualidade da Educação socialmente referenciada e a defesa da escola pública.