SANTOS, Eliana Crepaldi (2022)
Biblioteca na Educação Infantil e os Desafios da Qualidade Nesse Ambiente de Aprendizagem: Um Estudo de Caso na Comunidade da Pedreira Prado Lopes - Bh/Mg
Minas Gerais, 2022. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação e Docência)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Biblioteca na Educação Infantil e os Desafios da Qualidade Nesse Ambiente de Aprendizagem: Um Estudo de Caso na Comunidade da Pedreira Prado Lopes - Bh/Mg.
Nome do Orientador: Mônica Correia Baptista
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a qualidade da biblioteca, considerada como um ambiente de aprendizagem, em uma instituição educativa que atende crianças menores de seis anos, na comunidade da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte/MG. Para a análise, tomaram-se como referência documentos oficiais nacionais e textos normativos do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, relacionando as características dos ambientes educativos pesquisados com as concepções expressas nos documentos oficiais. Além dos documentos oficiais, apoiam a análise dos dados autores que discutem o tema da qualidade na Educação Infantil, tais como Zabalza (1998) e Dahlberg, Moss e Pence (2003); autores que estudam os ambientes de aprendizagem nessa etapa educativa, tais como Forneiro (1998) e Horn (2004), e também autores que abordam a temática sobre o direito à literatura na infância, como Perrotti (1990; 2015). A metodologia baseia-se em abordagens qualitativas de pesquisa, especialmente o estudo de caso e a pesquisa colaborativa. Nos resultados, são apresentados e analisados os dados obtidos através da aplicação de questionário respondido pela equipe de docentes e pelas gestoras da escola, além das observações e registros colhidos sobre a biblioteca. Também são apresentadas as modificações feitas na biblioteca escolar a partir de diálogo colaborativo com as professoras e gestoras da escola municipal pesquisada. O Plano de Ação para a reestruturação da biblioteca será registrado em um e-book com o objetivo de divulgar, para outras escolas, o processo vivenciado na instituição participante da pesquisa e apoiar novas propostas de reestruturação de bibliotecas das Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte.