MONTANARIN, Cleveron (2022)
O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexo
Paraná, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexo.
Nome do Orientador: Ricardo Antunes de Sá
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: investigar o uso das TDIC como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização; realizar a revisão sistemática dos artigos, teses e dissertações publicados entre os anos de 2015 e 2020 que tratam acerca do tema do uso das TDIC no processo de alfabetização sob o enfoque da Teoria da Complexidade e caracterizar o uso das TDIC no processo de alfabetização sob a ótica dos professores alfabetizadores. A pertinência da pesquisa foi revelada pela revisão sistemática, que apontou a não existência de estudos sobre o uso das TDIC no processo de alfabetização sob o enfoque da Epistemologia da Complexidade. O problema que orientou o desenvolvimento da pesquisa partiu da seguinte indagação: como os professores alfabetizadores podem fazer uso da tecnologia digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos seus estudantes? A pesquisa se insere na modalidade de estudo de caso e teve como base a abordagem qualitativa, pautada na metodologia de Marconi e Lakatos (2003), Alves-Mazzotti e Gewandsznadjer (1998) e Gil (2002), entre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário on-line respondido por sete professores e a entrevista semiestruturada com a participação de três professores. A análise e a compreensão do processo deu-se à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Dentre os principais autores utilizados para fundamentar esta dissertação e auxiliar na análise e discussão dos resultados, destacamos: Lévy (1999) para tratar a respeito da cibercultura e ciberespaço e Castells (2002) para a Sociedade em rede. A fim de analisarmos o processo de alfabetização, recorremos a Soares (2003, 2004, 2015); Colello (2004); Teberosky e Colomer (2003); Ferreiro e Teberosky (1985); Nobre et al. (2011) e Frade et al. (2018). As TDIC foram abordadas a partir de Kenski (2012); Valente (2003, 2014); Nobre et al. (2011) e Frade et al. (2018). Morin (2003, 2005, 2011, 2015) foi o principal autor que respaldou as questões acerca do Pensamento Complexo. Os resultados indicaram que as TDIC são utilizadas pelos professores alfabetizadores em sua prática profissional, principalmente por meio de jogos tecnológicos. Porém, durante a investigação, observamos que a alfabetização, por ser um processo complexo, ao ser mediada pelas tecnologias digitais, necessita que exista a infraestrutura e recursos necessários e que os professores recebam uma formação inicial e continuada para que possam fazer uso das TDIC de modo intencional, crítico e reflexivo, com vistas à construção coletiva de um conhecimento pertinente junto aos seus estudantes