CORONEL, Renata Cristiane Martins (2022)
Jogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
Mato Grosso, 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Jogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista.
Nome do Orientador: Terezinha Fernandes Martins de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação de Mestrado, intitulada “Jogos Digitais para Desenvolver Noções Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista”, está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE), e tem como objetivo compreender como os jogos digitais podem contribuir para que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se apropriam de noções de alfabetização. O estudo foi desenvolvido com a metodologia da pesquisa formação na cibercultura, no qual a produção e análise de dados foram realizadas com três crianças com TEA, com idade entre 5 e 6 anos, na fase inicial de alfabetização, com as quais propusemos o uso de três jogos digitais que tinham como objetivo desenvolver noções de alfabetização com a mediação das suas mães. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados das práticas com o uso dos jogos digitais realizadas pelas crianças por meio do levantamento de temáticas recorrentes nas narrativas das mães mediadoras que revelam noções de alfabetização. Os resultados apontam que os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento de noções de alfabetização, como habilidades motoras, de leitura, comunicação, audição, compreensão, criação e também podem contribuir para a mobilização de letramentos digitais, como o reconhecimento de ícones, áudios, assim como a análise e interpretação de informações no contexto das múltiplas linguagens digitais. Concluímos, por meio das experiências vivenciadas nesta pesquisa, que, com o uso de jogos digitais, as crianças constroem novas habilidades cognitivas, apresentando um maior engajamento, motivação, interação e atenção, que se constituem elementos importantes para o desenvolvimento das noções de alfabetização das crianças com TEA, entre outros conhecimentos possíveis, com o uso social de Tecnologias Digitais em Rede.