MORAES, Keila Cristina Armando de (2022)
Linguagem escrita da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental: análise da transição segundo as professoras
São Paulo, 2022. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Linguagem escrita da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental: análise da transição segundo as professoras.
Nome do Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A criança estabelece relações com outros seres humanos e com o meio desde o nascimento e amplia sua comunicação por meio dos diversos tipos de linguagens. Sustentada pelos aportes da Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa visou investigar o olhar das professoras na condução do processo de transição tendo como base o desenvolvimento infantil e a aquisição da linguagem escrita, considerando a função simbólica que é tão importante no processo complexo do desenvolvimento histórico e cultural da aquisição da linguagem escrita na criança pré-escolar. Também busquei o conhecimento de como se dá o processo de formação das funções psíquicas superiores no desenvolvimento infantil. Por meio de estudiosos como Vigotski1 , Luria e autores contemporâneos que se debruçam sobre o desenvolvimento infantil e a pré-história da escrita à luz deste mesmo fundamento, explorei teoricamente pesquisas sobre o desenvolvimento humano e o papel da escola na evolução da criança, o pensamento e a linguagem no movimento de reflexão e suas inter-relações, o processo de aquisição da linguagem oral e escrita, finalizando com a palavra na interação entre o pensamento e a linguagem como meio da comunicação humana. A investigação tem como suporte metodológico a pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, descritiva exploratória, com a utilização da pesquisa de campo. A geração de dados foi realizada em duas etapas. A primeira, com 11 professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, selecionada a entrevista semiestruturada, realizada presencialmente e seguindo os protocolos de segurança exigidos na pandemia de Covid19, mas também pelo suporte tecnológico Google Meet, quando não foi possível o contato presencial. A segunda etapa, como complemento dos dados, foi entregue um questionário a três professoras que lecionam tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, confrontando as percepções quanto ao que está sendo pesquisado. Os dados gerados, tanto nas entrevistas quanto no questionário, foram analisados e interpretados por meio de tabelas e textos descritivos, com base no método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e os resultados evidenciam que a ludicidade e jogos estão presentes no planejamento das professoras, a articulação da teoria com a ação pedagógica ainda não acontecem efetivamente, o olhar diferenciado no trabalho com a linguagem verbal e não verbal, e ainda, o investimento na formação continuada, na urgência de estratégias para mudança de olhares e postura no processo de transição entre as etapas da educação básica, na adaptação de uma nova rotina, envolvendo toda a equipe escolar. Fica evidenciada a importância do Currículo Comum como fio condutor, considerando que professoras ainda sinalizam a alfabetização na Educação Infantil e as contradições da avaliação da escrita diante da Teoria Histórico-Cultural. Além disso, a educação escolar proporciona atividades educativas estimulantes na promoção do avanço da linguagem infantil, entre elas a linguagem escrita.