FEITOSA, Bárbara Beatriz Pinheiro (2023)
Indicadores Precoces do Transtorno Específico de Aprendizagem Com Prejuízo da Leitura (Dislexia): Uma Revisão Integrativa
Minas Gerais, 2023. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Neurociências)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Indicadores Precoces do Transtorno Específico de Aprendizagem Com Prejuízo da Leitura (Dislexia): Uma Revisão Integrativa.
Nome do Orientador: Ângela Maria Vieira Pinheiro
Área: Ciências da Saúde: Medicina
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Introdução: Também conhecido como dislexia, o transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura é uma condição em que o indivíduo apresenta um desempenho consideravelmente abaixo da média em leitura, com prejuízos na acurácia, na velocidade do reconhecimento de palavras e no processo de decodificação fonológica. A prevalência do transtorno na população varia de 5% a 10%, enquanto outros estudos apontam para uma prevalência de até 17%, a depender dos critérios diagnósticos utilizados. Pesquisas genéticas e de neuroimagem indicam que a dislexia é hereditária sendo caracterizada por diferenças cerebrais que estão presentes antes mesmo do início do processo de alfabetização e que défices precoces que representam um sinal de alerta para a dislexia podem ser mensurados ainda na pré-escola. A despeito dessas manifestações, a identificação precoce ainda é um desafio. Isso se deve à falta de recursos, informações e instrumentos que permitam que pais e professores tenham acesso ao conhecimento necessário para identificar crianças em risco em tempo hábil para que a intervenção seja efetiva. Diante desse cenário, entende-se como necessária a elaboração de um protocolo direcionado a pais/cuidadores, educadores/professores para a identificação e acompanhamento dos sinais precoces dos Transtornos Específicos de Aprendizagem. O presente estudo é parte preliminar da construção desse instrumento, e tem como objetivo a realização de uma revisão integrativa da literatura sobre os indicadores precoces do Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura – a Dislexia. Objetivo: Reunir os principais indicadores precoces descritos pela literatura como preditores cognitivos do Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na Leitura (Dislexia), por meio de um amplo levantamento bibliográfico em bases de dados que abrangeu as últimas três décadas de estudos longitudinais na área. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura através da elaboração de estratégia de busca que foi utilizada nas plataformas PSYCINFO, PUBMED E LILACS, seguida da compilação dos achados científicos voltados para a identificação precoce da dislexia. O período para a coleta de dados aconteceu entre o início de 2021 e meados de 2022. Critérios de Inclusão: Delineamento longitudinal; amostra constituída por crianças em risco familiar para a dislexia; sinais e sintomas cognitivos e comportamentais; faixa etária do nascimento aos 6 anos. Resultados: Dezessete artigos originais completos, publicados entre 1990 e 2019 foram analisados. Conclusão: Os estudos longitudinais realizados com crianças em risco familiar de dislexia fornecem evidências convergentes de que a Dislexia está fortemente associada às dificuldades precoces no desenvolvimento da linguagem e aos atrasos em habilidades fonético-fonológicas e naquelas subjacentes à própria capacidade de leitura. Foram encontradas doze habilidades que poderiam ser consideradas indicadores precoces confiáveis da dislexia. São elas: percepção categórica da fala, brincadeiras simbólicas e gestos comunicativos, precisão de pronúncia, comprimento de sentença e complexidade sintática, vocabulário receptivo e expressivo, nomeação automática rápida, morfologia flexional, consciência fonológica, conhecimento de letra, memória verbal de curto prazo, memória visuoespacial e habilidades executivas.