CHELLES, Emanuelle de Oliveira Silva (2023)
Investigação do Ambiente de Literacia e Numeracia Familiar em Famílias Brasileiras
Minas Gerais, 2023. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Neurociências)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Investigação do Ambiente de Literacia e Numeracia Familiar em Famílias Brasileiras.
Nome do Orientador: Vitor Geraldi Haase
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Crianças estimuladas no ambiente doméstico apresentam melhor desempenho escolar, independentemente do ensino pré-escolar formal. Compreender o ambiente doméstico de aprendizagem requer o desenvolvimento de instrumentos para avaliar esse construto. No Brasil, poucos estudos focaram na construção de questionários para medir o Ambiente de Aprendizagem Domiciliar, e nenhum deles avalia simultaneamente as práticas de numeracia e literacia doméstica. O Home Numeracy and Literacy Questionnaire (HNLQ) é um instrumento que preenche estes requisitos e que tem sido amplamente utilizado no contexto internacional. Portanto, este estudo tem quatro objetivos principais: a) avaliar a validade de conteúdo, adequação cultural e compreensibilidade de uma versão traduzida do HNLQ para famílias brasileiras; b) investigar psicometricamente a estrutura das subescalas adaptadas para o português do Brasil do Home Numeracy and Literacy Questionnaire (HNLQ) avaliando Atitudes Parentais e Atividades Domésticas c) investigar associações entre atitudes parentais, atividades domésticas e desempenho em matemática e leitura dos pais; d) investigar associações entre Atitudes Parentais, Atividades Domésticas e desempenho em matemática e leitura das crianças. Este estudo relata alguns passos iniciais, parte de uma cooperação de pesquisa multicêntrica. Quarenta e sete pais responderam a uma versão traduzida do HNLQ e foram convidados a participar de grupos de discussão online. Especialistas avaliaram todas as dúvidas e sugestões levantadas pelos pais durante os grupos de discussão, e modificações foram realizadas para esclarecer e melhorar a compreensão do questionário. Duzentos e sessenta pais responderam à versão adaptada de duas escalas do HNLQ (Atitudes dos Pais e Atividades Domésticas) e do Critério Brasil. Cento e cinquenta e seis pais também responderam a uma tarefa de compreensão de leitura e uma tarefa de desempenho aritmético. Cento e quatro crianças foram avaliadas quanto as suas habilidades de leitura de palavras, compreensão leitora e desempenho aritmético. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias, correlações de Pearson e análises de regressão hierárquica. Os resultados sugerem que a versão atual do HNLQ é adequada para ser empregada em estudos futuros, com amostras maiores e mais representativas, a fim de investigar mais profundamente suas propriedades psicométricas. Além disso, este estudo sugere contribuições específicas das atitudes e desempenho dos pais em leitura e matemática no ambiente de numeracia e literacia familiar, bem como no desempenho escolar das crianças.